O Grêmio está entre as três equipes que mais sofreram pênaltis contra no Campeonato Brasileiro de 2024. Segundo levantamento do SofaScore, o Grêmio teve sete pênaltis contra durante o campeonato.
O Tricolor está à frente de Botafogo e Atlético-GO em número de penalidades marcadas contra, com seis, e junto ao Corinthians, também com sete. Acima do Tricolor Gaúcho está somente o Juventude, com nove.
Já, quanto ao quesito de pênaltis marcado a favor, o Imortal tem apenas duas marcações em 28 rodadas. No ranking de penalidades elaborado pelo site de estatísticas, o Grêmio está na 14ª posição, sendo o Atlético-MG o primeiro no quesito, com nove penalidades a favor.
No ano de 2024, o Grêmio enviou três reclamações formais à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por erros de arbitragem. A primeira aconteceu em abril, após a partida contra o Vasco pela primeira rodada do Brasileirão. A diretoria do Grêmio abriu reclamação por um pênalti não marcado em um lance em que o zagueiro do Vasco tocou com o braço na bola, sem marcação do árbitro de campo, nem de vídeo.
O segundo caso foi um pedido de anulação da partida contra o São Paulo, na 17ª rodada. O Grêmio encaminhou o pedido no dia 20 de outubro ao presidente da CBF, Otávio Noronha. O pedido foi feito pela alteração do quadro de arbitragem da partida com horas de antecedência à partida, sem haver uma consulta às equipes.
Na solicitação de anulação, os dirigentes tricolores ainda destacam que a arbitragem interferiu em no mínimo quatro lances capitais da partida em favor do São Paulo. Dois desses lances foram afirmações de pênaltis não marcados a favor do Grêmio e duas expulsões, alegando a falta de interferência do VAR nos lances reclamados.
A terceira reclamação foi em julho, após a partida contra o Corinthians, em São Paulo, na 19ª rodada do campeonato. Na ocasião, os representantes do Grêmio contestam diversos lances, sendo os mais notórios um pênalti marcado a favor do Corinthians e um possível pênalti não marcado a favor do Tricolor.
No lance marcado a favor do Corinthians, o Grêmio alega que “o atleta do Corinthians claramente se joga para frente ao supostamente sofrer um puxão para trás (contrariando a lógica e as leis da física) na tentativa de claramente ‘cavar’ um pênalti”.
Quanto à possível penalidade não marcada a favor do Grêmio, os representantes afirmam na reclamação enviada à CBF que “surpreende que sequer houve checagem do VAR desta vez ou, se ocorreu, talvez se esteja diante de um recorde no tempo de checagem, contrastando com a demora e esforço para marcar a penalidade mal marcada para o Corinthians”. A reclamação se refere ao lance de um toque na mão de um atleta do Coringão dentro da área.
Veja o ranking de pênaltis do SofaScore completo abaixo:
OBS: a imagem acima foi produzida antes da partida entre Atlético-MG x Grêmio, no dia 9, onde houve outro pênalti contra a equipe gaúcha.
Reclamações de arbitragem do Grêmio em 2023
No ano passado, a equipe gaúcha também fez diversas reclamações à CBF sobre erros de arbitragem. Em um dos casos, também em uma partida contra o Corinthians, a Comissão de Arbitragem da CBF reconheceu a falha dos árbitros da partida.
O jogo em questão foi um adiamento disputado no dia 18 de setembro, na Neo Química Arena. Durante a partida, um lance envolvendo o atacante Yuri Alberto gera uma revisão do VAR e uma discussão com o árbitro da partida, que não marcou a penalidade. Após um cruzamento na área do Corinthians, o camisa 9 da equipe paulista bate com o braço estendido na bola.
O árbitro de vídeo da partida, Emerson de Almeida Ferreira (MG), considerou que o atacante estava recolhendo o braço. O assistente, Michel Patrick Costa Guimarães, questiona a decisão, mas o VAR mantém a decisão e não recomenda revisão.
Após o acontecido, no dia seguinte, a Comissão da CBF reconheceu o erro da arbitragem da partida e afastou os profissionais que apitaram a partida.
Na KTO, fazemos a cobertura de palpites de jogos do Brasileirão em todas as rodadas. Acompanhe nossos prognósticos e veja as dicas para apostar no Grêmio.